Como Funciona a Destilaria de Álcool
e Seus Números Quantitativos para a Sociedade
Prof. Esp. Ronan Fernandes de Arruda
Prof. Fernando Milhorança
8º ano B - Matutino
Coordenadora de Área em Matemática: Prof. Jane.
· Conhecer a empresa instalada no município;
· Entender o funcionamento da empresa;
· Entender o quantitativo de produção da empresa;
· Entender o processo químico de fabricação do álcool;
· Conhecer o processo de ambientalização que a empresa aplica para a recuperação do solo;
· Durante as aulas fazer a analisar os dados obtidos na visita à Usina.
METODOLOGIA
O projeto surgiu no intuito de poder trabalhar o conteúdo Tratamento das Informações contido no livro didático do 8º ano. Que trata principalmente da parte estatística da matemática, que consiste em considerar o quantitativo dos dados e formular desde as tabelas, gráficos - setores, linhas, coluna - até as analises mais profundas do contexto que esta sendo verificado.
Para este trabalho didático optamos em trabalhar em conjunto - Matemática e Ciências - aproveitando o que temos de informação pratica, ou seja, social para a realidade de um numero significativo dos alunos, pois, estes tem algum familiar que desenvolve algum tipo de trabalho na destilaria Santa Helena.
O projeto consistirá na visita e entendimento de como funciona a destilaria desde a parte logística, estrutural, física e também em relação aos números de funcionários administrativos, industrial e também do campo. Entre estes funcionários queremos saber o numero de homens e mulheres que desenvolvem cada atividade em cada setor da empresa. Com os dados, poderemos trabalhar em sala de aula desenvolvendo os mais variados tipos de gráficos e também tabelas e como podemos inserir os dados e analisa-los de maneira a chegarmos a uma conclusão obvia das situações cotidianas
Napoleão Bonaparte diz que, para que possamos entender uma sociedade em seus dados mais favoráveis, basta criarmos mecanismos de fácil assimilação, ou seja, gráficos e tabelas, que resumem todas as informações em apenas algumas linhas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Na área de CIÊNCIAS.
· Conhecer todas etapas de produção do álcool (etanol) principalmente a fermentação.
· Se possível conhecer o laboratório da Usina, para que os alunos tenha uma noção do trabalho que é realizado neste espaço.
Para a área de MATEMÁTICA.
· Pretendemos fazer a coleta no número de funcionários em cada setor;
· administração, industria e plantio dentre estes funcionários o número de homens e mulheres.
· Durante a visita na industria como funciona a produção do álcool e qual e o numero de cana para a fabricação de um litro de álcool
· E quanto seria necessário para fabricar um quilo de açúcar.
· O que e feito com o resíduo da cana que sobra para a fabricação do álcool. Como e feito para o plantio da cana - como e feito o processo desde o trabalho para arrumar a terra até o plantio e a colheita.
A visita a destilaria Santa Helena acontecerá no dia 18/10/2011 no período matutino com saída da Escola Municipal Efantina de Quadros no município de Nova Andradina com saída programada as 07:00 hs em frente da escola e chegada a empresa Energética as 08:00 hs. Onde seremos recepcionados pela equipe técnica da empresa nos direcionando para os locais dos quais possamos nos interar do seu funcionamento.
A saída da Destilaria esta programada para as 10:30 hs do mesmo dia, visto que, queremos cumprir os horários programados da escola, ou seja, como se o adolescente estivesse cumprindo o horário escolar diário.