terça-feira, 22 de novembro de 2011

SITES EDUCATIVOS


Sites que divertem e ensinam

ATIVIDADES EDUCATIVAS - Como o próprio nome diz, o site Atividades Educativas reúne diversas atividades educativas para crianças e adolescentes. Aproxima-se de uma enciclopédia interativa, abordando assuntos para diferentes idades, inclusive temas relacionados à educação especial, é recomendado para todas as idades.



BRINQUE BOOK - Além de oferecer passatempos para colorir e jogar, o site da editora Brinque Book abre espaço para os livros educativos. O internauta pode conhecer também um pouco mais da história dos escritores e ilustradores dos livros infantis em um dos canais do site.
Mais voltado a professores, o site tem jogos que podem ser aproveitados por crianças a partir dos 5 anos. Crianças que já sabem ler podem aproveitar mais os resumos dos livros.


CIDADE DOS DIREITOS - O portal Pró-Menino é uma iniciativa da Fundação Telefônica que busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio da sensibilização da população. Dentro do portal, há a Cidade dos Direitos, uma cidade virtual projetada a partir das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para crianças entre 6 e 7 anos.


CLUB PENGUIM - No site do Pinguim, a criança assume a forma de um pinguim avatar colorido e participa de uma série de atividades. Não há anúncios publicitários de terceiros e não é preciso pagar nada para jogar, embora o acesso a algumas atividades requeira uma assinatura. O site oferece segurança para os pais, pois as crianças só podem começar a brincar depois de ter o cadastro autorizado por um adulto. Crianças de 7 a 10 anos.


CLUBE DO CHAMEQUINHO - O Clube do Chamequinho é o site infantil da International Paper, que produz o papel Chamequinho. No portal, os pequenos podem acessar jogos e brincadeiras interativas que estimulam o aprendizado e a criatividade. Já os professores podem usar o website e buscar ferramentas didáticas complementares às atividades dadas em sala de aula. Para crianças a partir de 6 ou 7 anos.





CLUBINHO SABESP - O site do Clubinho Sabesp oferece atividades lúdicas com o objetivo de sensibilizar o público infantil para o uso consciente da água. Indicado para crianças de 6 a 13 anos.
COCORICÓ : O site da série Cocoricó, da TV Cultura, é simples, colorido e educativo. Oferece jogos, pinturas para colorir, quebra-cabeças, entre outras atividades. A linguagem é simples e clara. Para crianças entre os 5 e os 8 anos
DISKOVERY KIDS BRASIL - O site do canal Discovery Kids tem vídeos jogos, atividades e concursos que envolvem os personagens dos desenhos animados do canal. Há também uma seção para pais, com enquete, artigos e propostas de atividades para desenvolver a motricidade das crianças, o site tem atividades para crianças de 0 a 6 anos.
EARTH CAM FOR KIDS- Em inglês, o site Earth Cam for Kids reúne imagens de câmeras espalhadas pelo mundo. Há desde câmeras em aquários e zoológicos até em escolas e universidades. Ideal para crianças e adolescentes a partir dos 10 anos que já estudam inglês.
ECOKIDS - O site EcoKids traz dicas de como preservar o meio ambiente e também exemplos de atitudes prejudiciais ao ecossistema. Os pequenos também encontram na página jogos que envolvem boas maneiras ambientais e até um espaço onde podem conhecer os elementos urbanos que compõem uma cidade. Direcionado à faixa etária da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
ELETROBRÁS FURNAS - O site da Eletrobrás Furnas apresenta bons conteúdos para pesquisa escolares, sobre cuidados com a energia e reaproveitamento do lixo, por exemplo. No menu Energia Eficiente, é possível acessar jogos e animações que ajudam no ensino do uso consciente da energia elétrica. Os jogos e animações são interessantes para as crianças da faixa etária de 8 anos. Já o "Caderno da energia" e o boletim "Energia e simuladores" são um pouco mais complexos, sendo mais acessíveis a crianças a partir de 10 anos.
GUIA DO ESTUDANTE - O site do GUIA DO ESTUDANTE tem dicas de cursos, faculdades e até empregos. A página, como o próprio nome diz, se propõe a ser um guia com possibilidades e alternativas de estudo, estágio e trabalho para adolescentes e jovens. Voltado para alunos do ensino médio e para aqueles que já ingressaram na faculdade
GUIA DOS CURIOSOS - O site do Guia dos Curiosos, de autoria do jornalista Marcelo Duarte, traz curiosidades sobre todas as áreas do conhecimento. Mais interessante para pré-adolescentes e adolescentes.
INSTITUTO DA ÁGUA – O Instituto da Água é um órgão português, que tem como objetivo promover uma gestão sustentável da água. Dentro do site, há uma página voltada para crianças e jovens, com dicas e brincadeiras. Se acompanhadas pelos pais, crianças menores de 6 anos podem navegar no site. Caso contrário, sugere-se para pequenos leitores entre 6 e 8 anos.
JOGOS EDUCATIVOS - O site Jogos Educativos reúne uma série de joguinhos que proporcionam uma interação saudável da criança com o computador. Ideal para crianças na faixa dos 5 anos.
LIVRO CLIP - O site Livro Clip traz informações sobre livros, incluindo animações sobre as obras, trechos, biografia do autor e uma seção que transforma o livro em material pedagógico para uso dos professores em salas de aula do ensino fundamental, médio e superior. Adolescentes de 14 a 18 anos são os que mais aproveitarão o conteúdo do site.
LUDO TECH – No Ludotech, um site português, é possível treinar os conhecimentos de Língua Portuguesa de uma forma descontraída e divertida. Os jogos são organizados por assunto e tipo e há ainda alguns passatempos que não estão diretamente relacionados com o português. Se acompanhadas pelos pais, crianças menores de 6 anos podem acessar o site. Caso contrário, sugere-se para pequenos leitores entre 6 e 8 anos.
MÁQUINA DE QUADRINHOS – O Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica é o 1º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil. No site, fãs de todas as idades podem criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias são avaliadas pelos visitantes da página, e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turma da Mônica. É indicado para crianças de 4 a 12 anos.
MELECA – O Meleca é interessante para pesquisas escolares, sem a necessidade da ajuda de um adulto, pois as informações têm uma linguagem bastante acessível às crianças. Para crianças a partir de 7 anos.
MOSAICO.EDU - O site português Mosaico.Edu tem alguns jogos relacionados às disciplinas e outros que visam desenvolver a coordenação motora por meio de jogos sem contexto disciplinar. Recomendado para crianças entre 6 e 8 anos.

NOVA ESCOLA - O site da revista NOVA ESCOLA é voltado para professores, mas tem também conteúdo que pode ser aproveitado por crianças e adolescentes, como as dicas de estudos e os jogos de matemática. O site pode ser aproveitado principalmente por crianças na faixa de 7 a 10 anos.
O PEQUENO CIENTISTA – O Pequeno Cientista é um site que traz diversas atividades sobre o tema Universo. De dentro de uma nave espacial, as crianças descobrem detalhes sobre os oito planetas do sistema solar, estrelas e galáxias. Muito interativo, é possível até mesmo aterrissar a nave, atirar em asteroides e muito mais. Indicado para crianças de 7 a 12 anos.
ORISINAL - O site Orisinal reúne, em inglês, uma série de joguinhos e passatempos, ideais para momentos livres e de lazer das crianças. Indicado para crianças a partir de 6 anos, pois os jogos exigem controle do mouse.
OS ABELHUDOS - Os Abelhos é um site totalmente criado e voltado para crianças. Segundo os próprios criadores da página, ela busca, através da fantasia, estimular a imaginação, resgatando valores de cidadania, respeito, amizade, amor, igualdade, justiça, culturais e cuidados com o meio ambiente. Para crianças a partir de 6 anos.
PEQUENO ARTISTA - A página Pequeno Artista é um espaço aberto para crianças e pré-adolescentes enviarem pinturas, poesias e até piadas de própria autoria e participarem de concursos. No site, também há jogos educativos, dicas de livros e de filmes infantis. O site é recomendado para crianças e adolescentes na faixa dos 8 aos 12 anos.
PINTORES FAMOSOS - O site Pintores Famosos conta com a biografia de 37 pintores mundialmente famosos, abordando não apenas os fatos marcantes da vida de cada um, mas principalmente como se desenvolveram suas obras, relacionando-as com outros artistas do mesmo período. Ao lado do texto, há fotos de obras que ilustram o trabalho do artista. Pode ser utilizado por crianças a partir de 8 anos, pois a linguagem é bastante simples.
PLENARINHO - O portal Plenarinho é um canal de interação entre a Câmara dos Deputados e o universo infantil. Além do tema Cidadania, o site disponibiliza conteúdo sobre História do Brasil, Ecologia, Saúde e atividades educativas relacionados a esses temas. Indicado para crianças de 7 a 12 anos, pais e professores.
POVOS INDIGENAS DO BRASIL – O PIB Mirim integra o tema Povos Indígenas no Brasil (PIB) do Instituto Socioambiental (ISA), organização não-governamental brasileira com sedes em diferentes cidades do país. O site tem como objetivo divulgar informações qualificadas sobre os diferentes povos indígenas que vivem no Brasil. Pretende atingir crianças, usando uma linguagem divertida e educativa. Crianças e pré-adolescentes de 7 a 12 anos.
Q DIVERTIDO - A proposta do site Q Divertido é levar às crianças informação de qualidade e divertimento. A página tem desde artigos e contos até receitas simples que podem ser executadas pelos pequenos. Recomendado para crianças de 3 a 9 anos.
RECREIO - O site da revista RECREIO oferece às crianças cinco canais com diferentes atividades interativas. Entre jogos e atividades artísticas - que o pequeno internauta pode fazer sozinho para se divertir -, ele também pode testar e aprimorar os conhecimentos sobre ciência, história e artes no item "Fique por Dentro". Indicado para uma faixa etária ampla, ele pode atrair, em especial, as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental.
RUTH ROCHA - A página da escritora Ruth Rocha , especializada em orientação educacional e literatura infantil, contém algumas atividades interativas sobre leitura. Também estão disponíveis no site as capas das obras da escritora e algumas fotos que permitem ao internauta conhecer um pouco mais sobre a vida de Ruth Rocha. O site é recomendado para crianças de 5 a 7 anos.
SAÚDE ANIMAL - Saúde Animal é um site com dicas na área de saúde, manejo e criação de animais domésticos e selvagens. Para toda e qualquer criança que goste de animais.
SENINHA - O site do Senninha, em homenagem a Ayrton Senna, traz jogos, passatempos e até um cineminha, com vídeos curtos e até orientações sobre como fazer uma animação. É ideal para crianças de até 10 anos.

SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO - Site das organizações Globo, foi desenhado com base no tradicional programa Sítio do Pica-Pau Amarelo. Tem atividades voltadas para crianças de todas as idades (e, até, para adolescentes e adultos, em caso de busca de material sobre a produção literária de Monteiro Lobato).
SMART KIDS - Atuante no mercado editorial infantil e no licenciamento de produtos (jogos, brinquedos), a Smart Kids mantém um portal de conteúdo e uma agência criativa para a produção de conteúdo e projetos de comunicação infantil. O site tem brincadeiras, passatempos e atividades, além de um espaço específico para os professores. É destinado a crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.
SÓ MATEMÁTICA - Ótima opção para os que amam e odeiam matemática. O site Só Matemática oferece material de apoio e exercícios para os que querem treinar, se exercitar ou apenas se divertir. Há desafios, dicas, jogos matemáticos, um pouco de história e até auxílio para os vestibulandos. Pode ser usado por crianças a partir dos 6 anos e até por quem já está no ensino superior.

SUPERMUNDO - O site SuperMundo reúne o conteúdo das revistas SUPERINTERESSANTE, MUNDO ESTRANHO e AVENTURAS NA HISTÓRIA. É voltado para o público em geral, mas é mais interessante para estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
THE TABLES TREE - Em inglês, O site The Table Trees é ideal para as crianças que estão aprendendo tabuada, pois faz os internautas exercitarem seus conhecimentos preenchendo lacunas ou no resultado ou em um dos fatores da conta. Estimula a lógica e o raciocínio de forma divertida. Indicado para crianças a partir dos 8 anos.
TRIBO DO GUARANÁ - Tribo do Guaraná é um bom site para falar da cultura indígena e da Amazônia, pois traz desde ditados populares até receitas de pratos da região. Ideal para mostrar à criança perto do Dia do Índio, pois agrega informações sobre uma determinada região à cultura das crianças de maneira lúdica. Pode ser acessado a partir da Educação Infantil. No entanto, alguns links exigem a orientação de adultos.
TV RA TIM BUM - O site TV Rá Tim Bum, da TV Cultura tem jogos, imagens, programas de rádio, vídeos e atividades interativas com os temas dos programas infantis da emissora. Além disso, há uma agenda com diversos eventos educativos e uma área exclusiva para pais. Mais indicado para crianças em fase pré-escolar e pré-alfabetização.
UNICEF KIDS - O site oficial do Fundo das Nações Unidas para a Infância(UNICEF) propõe-se a divulgar e defender os direitos da criança e do adolescente, trazendo jogos e informações sobre temas como a prevenção da AIDS, o combate à violência contra a criança, a defesa da educação escolar e da proteção da saúde. É indicado para crianças a partir dos 7 anos e pré-adolescentes.
UOL CRIANÇAS – O UOL Crianças é a página de conteúdo infantil do portal UOL. Reúne brincadeiras, curiosidades, blogs, atividades de apoio ao trabalho escolar, games, piadas e até sugestões de passeios. ideal para a faixa que vai dos 7 aos 14 anos.
ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO - O site do zoológico de São Paulo tem seções de curiosidades e características de diversas espécies animais. Indicado para crianças a partir dos 8 anos.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ALMOÇO DIA DOS PROFESSORES

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Semec) realizou no dia 14 de outubro, no Pesqueiro Campestre, a festa para os professores da Rede Municipal de Ensino, em comemoração ao Dia do Professor (15 de outubro).
Estiveram presentes o prefeito Gilberto Garcia, a primeira-dama Joana D’Arc, os secretários municipais Nair Lorencini Russo (Educação), Walter Fernandes (Planejamento e Finanças), Umberto Canesque Filho (Administração) e Tito José (Saúde e Tecnologia da Informação), vereadores Adriano Palopoli e Claudinie Magrelo e centenas de professores da rede municipal.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Jantar Dia do Servidor Público

Os funcionários administrativos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Semec) comemoraram na noite de quinta-feira, dia 27 de outubro, o Dia do Servidor Público, como uma festa realizada no Pesqueiro Campestre.
Estiveram presentes o prefeito Gilberto Garcia, a primeira-dama Joana D’Arc Bono Garcia, secretários municipais Nair Lorencini Russo (Educação), Walter Fernandes (Planejamento e Finanças), Roberto Ginel (Serviços Públicos) e Umberto Canesque Filho (Administração), e o vereador Márcio Costa, para dar os parabéns para todos os funcionários que atuam na educação municipal de Nova Andradina.