sexta-feira, 23 de março de 2012

Dia mundial da água

Dia 22 de março, dia mundial da água, os professores da Escola Municipal Professora Efantina de Quadros alertam para a importância da economia da água com trabalhos de conscientização relacionados ao tema.

Sob orientação da Professora de Artes, Noeli Torres Marques , alunos desenvolve trabalhos artísticos que ressaltam a importância da economia de água no Planeta .

Veja as fotos:

Irisberta, Professora do terceiro ano, realiza em sala de aula atividades de leitura desenhos e produção textual em comemoração ao dia da água.

Veja fotos:

 

Reflexão!!!

Já ancorado na Antártida, ouvi ruídos que pareciam de fritura...

Pensei: “será que até aqui existem chineses fritando pastéis?”

Eram cristais de água doce congelada que faziam aquele som quando entravam em contato com a água salgada.

O efeito visual era belíssimo!!!

Pensei em fotografar, mas falei para mim mesmo: “calma, você terá muito tempo para isso...”

Nos 367 dias que se seguiram, o fenômeno não se repetiu.

As oportunidades são únicas!

Amir Klink

clip_image001

"A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade:

só tem valor quando acaba"

                                                 João Guimarães Rosa

quinta-feira, 22 de março de 2012

22 DE MARÇO–DIA MUNDIAL DA ÁGUA

dia internacional da agua
Apesar de dois terços do Planeta Terra serem compostos de água, somente 0,007% desse montante é potável, ou seja, própria para o consumo. Pra piorar, 97% desta água potável está em áreas subterrâneas, formando os aqüíferos, que ainda são inacessíveis pelas tecnologias que dispomos atualmente.
Nesta Quinta – feira dia 22 de Março,os alunos criaram desenhos sobre o Dia Mundial da Água, onde foi feito um trabalhado de conscientização com os alunos, se cada um fizer a sua parte, além de ficar com a consciência tranquila, estará contribuindo e muito para a preservação. E não é nada complicado, atitudes muito simples a ao alcance de todos podem (e devem!) ser tomadas:
  • Ao escovar os dentes, fazer a barba, lavar vasilhas e roupas, só abrir a torneira quando necessário. Deixá-la aberta durante todo o processo desperdiça mais de 100L de água.
  • Evite banhos demorados. E só abra o chuveiro após ter tirado toda a roupa.
  • Utilize sabão e detergente biodegradáveis, que não poluem os rios.
  • Jamais jogue o óleo utilizado nas pias! Coloque-o em garrafa plástica bem tampada e jogue-os no lixo. Se souber de algum ponto de coleta na sua cidade, melhor ainda. Um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água – o suficiente para uma pessoa usar durante 14 anos.
  • Ao lavar o carro, utilize balde ao invés da magueira; use vassoura ao invés da mangueira para limpar a calçada.
  • Não jogue lixo em rios e lagos.

quinta-feira, 8 de março de 2012

COMEMORAÇÃO DO 8º ANIVERSÁRIO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFª. EFANTINA DE QUADROS

Estiveram presentes autoridades, diretores municipais, membros da APM da escola, membros da imprensa e a comunidade escolar em geral.

Após as falas das autoridades aconteceu o culto ecumênico em agradecimento por fazemos parte desta escola e pelos seus oito anos de existência. Primeiramente com o diácono Diógenes da Igreja Imaculado Coração de Maria com uma benção especial as mulheres presentes, seguido do pastor William da Igreja Adventista, onde os funcionários da escola foram chamados a frente para uma oração especial. Junto ao culto houve apresentações musicais com o aluno do 6º ano D Rian Cezar Teixeira cantando: “Tesouro do coração” e “Você é campeão”.

Após o culto aconteceu uma palestra com o professor Mauro que abordou o tema motivação e autoestima para levar uma palavra de otimismo e confiança, pois dentro de nós está a solução de todos os nossos problemas, basta crermos, termos fé e buscar nossa capacidade e nosso poder.

Em seguida ao término da palestra aconteceu a premiação do Concurso lançado pela escola em comemoração ao seu aniversário. Os ganhadores foram:

*Melhor desenho: 1º lugar – Sueli Carlos da Costa - fase I da EJA

2º lugar – Daniela Estefany Freitas da Silva – 7º A

3º lugar – Ketulim Carulini da Conceição Batista

*Melhor frase: 1º lugar – Gabriel da Silva Ferreira- 6º D

2º lugar – Vinicius Matheus Santos de Souza- 7º A

3º lugar – Carlos Henrique Pereira Dantas - 8º A

*Melhor redação: 1º lugar – Amanda Gama do Nascimento Monteiro - 9º C - noturno

2º lugar – Paula Andreine Souza Lopes - 7º A

3º lugar – Rian Cezar Teixeira Andrade - 6º D

Nos quesitos paródia e poesia não houve premiados, pois os que entregaram seus trabalhos não atenderam ao regulamento.

Finalizando houve uma apresentação de dança do ventre com a professora Dani Alves que levantou o público presente. “Para as mulheres a dança do ventre é uma atividade que visa acima de tudo um resgate pessoal, uma conduta positiva na auto estima, sendo prazerosa de praticar. A arte é uma espécie de encanto aos olhos daqueles que assistem. O corpo é uma casa que deve ser bem cuidada! Casa onde habita nossa alma, e a alma eterna enriquece com sabedoria” – palavras da professora Dani Alves. Em breve a professora inaugurará um espaço específico para dança do ventre e outras novidades para abrilhantar com cultura e diversidade o nosso dia a dia.

Completando a semana de comemorações aconteceu no dia 09 de março a noite – 19h30min – uma palestra com os bombeiros Gabriel de Souza Dutra e Roberto da Cunha que falaram sobre acidentes domésticos e noções de primeiros socorros para alunos da Educação de Jovens e Adultos e pais convidados fazendo algumas demonstrações práticas.

PROJETO PIADAS

No dia 06 de Março de 2012, os alunos dos 6.º Anos D e E da E.M. Prof. Efantina de Quadros, fizeram apresentações com encenações sobre as piadas propostas nos conteúdos da apostila Positivo, sob a orientação da Professora de Líng. Portuguesa, Mara Lúcia Andrade, que fez a introdução com a explicação da Origem de Piadas. Foi muito divertido! Houve muitos risos e gargalhadas. A turma dramatizou muito bem, são bons humoristas…Valeu a pena!!!  Parabéns a todos!!

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES


PARABÉNS MULHER !!!
Não pelo oito de março,
nem pelo beijo e pelo abraço,
nem pelo cheiro e pelo amasso.
Mas por ser o que és...

Humus da humanidade,
Raiz da sensibilidade,
Tronco da multiplicidade,
Folhas da serenidade,
Flores da fertilidade,
Frutos da eternidade...
Essência da natureza humana...

Parabéns!! 

terça-feira, 6 de março de 2012

A ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA EFANTINA DE QUADROS FAZ ANIVERSÁRIO, MAS QUEM GANHA O PRESENTE É A COMUNIDADE ESCOLAR.

 

No próximo dia 08 de Março a Escola Municipal Professora Efantina de Quadros completará 08 anos de existência, quem ganhará o presente é você, aluno e pais desta comunidade escolar.

Inaugurada em 2004, a escola atende os bairros Durval Andrade Filho, Argemiro Ortega, Bela Vista I e II, Cristo Rei e outros.

Às 19h30 minutos do dia 08, na quadra de esportes da escola acontecerá uma cerimônia em comemoração ao seu 8º aniversário. Haverá um culto ecumênico com a participação da Igreja Adventista através do pastor Willian e da Igreja Imaculado Coração de Maria; após uma palestra de motivação e auto-estima com o professor Mauro e apresentações culturais: dança do ventre com a professora Dani e música com o aluno Rian César do 6º. Ano D.

De 05 a 09 de Março, na semana de seu aniversário, a Escola Efantina, em parceria com membros da sociedade, oferecerá aos pais, atividades para diversão e instrução. Sendo contemplados com as seguintes atividades:

- Corte de cabelo, escova e depilação de sobrancelha, em parceria com o salão New Hair, através do professor Carlos e seus alunos;

- Corte de cabelo em parceria com Maria do Salão Tóquio;

- Unhas decoradas em parceria com a integrante da Associação de Pais e Mestres – Val;

- Aulas de dança de salão em parceria com a professora Paulinha do Departamento de Cultura;

- Aulas de dança do ventre em parceria com a professora Dani da Baby & CIA;

- Aulas de alongamento e relaxamento com o professor Mineiro da academia Life;

- Massagem – shiatsu em parceria com Mitsue Kuba - Estética e Depilação;

- Massagem relaxante em parceria com Rose;

Para os alunos foi lançado um Concurso de frase, redação, desenho, poesia e paródia onde serão classificados os três melhores em cada categoria com premiação de medalhas para o 1º, 2º e 3º lugares. A premiação se dará no dia 08 à noite, no momento oficial da celebração de aniversário.

Durante toda a semana haverá palestras relativas aos direitos da mulher, primeiros socorros, acidentes domésticos e outras.

A Escola Municipal Professora Efantina de Quadros faz aniversário, mas quem ganha o presente é toda a comunidade escolar.

Vejam as fotos de algumas das atividades que estão sendo desenvolvidas: