sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Alunos da E. M. Prof. Efantina de Quadros conquistam o 1º lugar na FECINOVA. “Feira de Ciências e Tecnologia de Nova Andradina”

A Escola Municipal Professora Efantina de Quadros conquistou o 1º lugar na FECINOVA 2015 – categoria engenharia e ciências agrárias - com o projeto Aquário Autossustentável. Este projeto foi desenvolvido pelos alunos Camila Vitória Ventura Queiroz, Geovana Souza Santos, Paulo Henrique Zucão Costa e Igor Rodrigues Roldan Gomes, orientandos do professor Paulo Ferreira Freitas e da professora Ignes Garcia Mendes. A pesquisa iniciou a partir da observação de um dos alunos quanto à determinação atual em economizar energia elétrica. A partir desse ponto os professores incentivaram os alunos a procurarem métodos alternativos de produção e economia de energia, assim iniciaram-se as pesquisas para montar um aquário que realizasse o processo de filtragem e oxigenação sem energia externa e que fosse feito a partir de materiais de baixo custo. A escola além deste projeto também participou com os projetos “Transformação dos discos Blu-Ray em placas solares” orientado pelos professores Ignes Garcia Mendes e Paulo Ferreira Freitas e “Reutilização da água do bebedouro na irrigação sustentável de hortas suspensas” orientado pela professora Jaqueline Fonseca. Os projetos também tiveram a coordenação da professora coordenadora Marilda Antunes de Freitas e a tutoria do professor doutorando do IFMS Márcio Palácios de Carvalho. A diretora Mara Ivâne de Oliveira Costa destaca a importância da participação dos alunos e professores da escola na FECINOVA por se tratar de uma feira que valoriza a iniciação tecnológica e científica e também ressalta a necessidade de se incentivar a pesquisa no Ensino Fundamental desde as séries iniciais. O grupo vencedor participará da etapa estadual da FECINOVA em Campo Grande, capital do Estado, no início de novembro deste ano.


 

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Projeto "Livro ATA"

A professora Ignes Garcia desenvolveu com os alunos dos 8º anos (B,C) na disciplina de produção textual o projeto "Texto epistolar no nosso dia a dia", onde os alunos aprenderam o uso do livro ATA e do requerimento, fazendo registro diários das aulas de língua portuguesa e produção textual e requerimentos solicitando melhorias, e posteriormente encaminhados a direção escolar.
A professora destaca a importância do aprendizado contextualizado no cotidiano do alunado, oferecendo assim um aprendizado consolidado para o futuro; a docente também agradece a parceria dos coordenadores pedagógicos Elizabete Mendes, Edilson Araujo e Marilda Antunes.











segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Atividades Hot Potatoes


Foi desenvolvido com os alunos dos 5º anos (A,B,C) atividades avaliativas no software Hot Potatoes, sendo  utilizado para criar exercícios sob a forma de objetos digitais que possibilitam a elaboração de atividades dinâmicas através da inserção de textos, perguntas, respostas, figuras, temporizador e outros, utilizando páginas Web. As atividades foram elaboradas pelas professoras Valdirene Caceres, Angela Bernegozze, Noemi Pinheiro e Patricia Daosico


sexta-feira, 2 de outubro de 2015

PROJETO "UM CONTO NO SCRATCH"

No decorrer do 3º bimestre, as professoras Valdirene Caceres Menezes Pereira da sala de tecnologia e Vanusa Vezu Bernegozze de produção textual desenvolveram com os aluno do 5º ano (A,B,C) o projeto “UM CONTO NO SCRATCH”.O projeto teve como objetivo resgatar a prática da leitura por prazer e da produção de texto.O projeto foi desenvolvido na sala de tecnologia usando a ferramenta do software Scratch. Nesse aplicativo os alunos reescreveram um conto de sua preferência ilustrando com imagens e animações gráficas.Este trabalho proporcionou aos discentes a interação com os recursos tecnológicos, tendo em vista que tais ferramentas estão presentes no cotidiano escolar.