A Escola Municipal Professora Efantina de Quadros conquistou o 1º lugar na FECINOVA 2015 – categoria engenharia e ciências agrárias - com o projeto Aquário Autossustentável. Este projeto foi desenvolvido pelos alunos Camila Vitória Ventura Queiroz, Geovana Souza Santos, Paulo Henrique Zucão Costa e Igor Rodrigues Roldan Gomes, orientandos do professor Paulo Ferreira Freitas e da professora Ignes Garcia Mendes.
A pesquisa iniciou a partir da observação de um dos alunos quanto à determinação atual em economizar energia elétrica. A partir desse ponto os professores incentivaram os alunos a procurarem métodos alternativos de produção e economia de energia, assim iniciaram-se as pesquisas para montar um aquário que realizasse o processo de filtragem e oxigenação sem energia externa e que fosse feito a partir de materiais de baixo custo.
A escola além deste projeto também participou com os projetos “Transformação dos discos Blu-Ray em placas solares” orientado pelos professores Ignes Garcia Mendes e Paulo Ferreira Freitas e “Reutilização da água do bebedouro na irrigação sustentável de hortas suspensas” orientado pela professora Jaqueline Fonseca. Os projetos também tiveram a coordenação da professora coordenadora Marilda Antunes de Freitas e a tutoria do professor doutorando do IFMS Márcio Palácios de Carvalho.
A diretora Mara Ivâne de Oliveira Costa destaca a importância da participação dos alunos e professores da escola na FECINOVA por se tratar de uma feira que valoriza a iniciação tecnológica e científica e também ressalta a necessidade de se incentivar a pesquisa no Ensino Fundamental desde as séries iniciais.
O grupo vencedor participará da etapa estadual da FECINOVA em Campo Grande, capital do Estado, no início de novembro deste ano.
sexta-feira, 23 de outubro de 2015
terça-feira, 6 de outubro de 2015
Projeto "Livro ATA"
A
professora Ignes Garcia desenvolveu com os alunos dos 8º anos (B,C)
na disciplina de produção textual o projeto "Texto epistolar
no nosso dia a dia", onde os alunos aprenderam o uso do livro
ATA e do requerimento, fazendo registro diários das aulas de língua
portuguesa e produção textual e requerimentos solicitando
melhorias, e posteriormente encaminhados a direção escolar.
A
professora destaca a importância do aprendizado contextualizado no
cotidiano do alunado, oferecendo assim um aprendizado consolidado
para o futuro; a docente também agradece a parceria dos
coordenadores pedagógicos Elizabete Mendes, Edilson Araujo e Marilda
Antunes.segunda-feira, 5 de outubro de 2015
Atividades Hot Potatoes
Foi
desenvolvido com os alunos dos 5º anos (A,B,C) atividades
avaliativas no software Hot Potatoes, sendo utilizado
para criar exercícios sob a forma de objetos digitais que
possibilitam a elaboração de atividades dinâmicas através da
inserção de textos, perguntas, respostas, figuras, temporizador e
outros, utilizando páginas Web. As atividades foram elaboradas pelas
professoras Valdirene Caceres, Angela Bernegozze, Noemi Pinheiro e
Patricia Daosico
sexta-feira, 2 de outubro de 2015
PROJETO "UM CONTO NO SCRATCH"
No
decorrer do 3º bimestre, as professoras Valdirene Caceres Menezes
Pereira da sala de tecnologia e Vanusa Vezu Bernegozze de produção
textual desenvolveram com os aluno do 5º ano (A,B,C) o projeto “UM
CONTO NO SCRATCH”.O
projeto teve como objetivo resgatar a prática da leitura por prazer
e da produção de texto.O projeto foi desenvolvido na sala de
tecnologia usando a ferramenta do software Scratch. Nesse aplicativo
os alunos reescreveram um conto de sua preferência ilustrando com
imagens e animações gráficas.Este
trabalho proporcionou aos discentes a interação com os recursos
tecnológicos, tendo em vista que tais ferramentas estão presentes
no cotidiano escolar.
Assinar:
Postagens (Atom)