Como são utilizas as Medidas Padrões
- Metro, Centímetro, Milímetro -
Por Pedreiros, Carpinteiros e outros profissionais ligados a
Construção Civil
Projeto desenvolvido com os alunos dos 8º anos do período matutino da Escola Municipal Profª Efantina de Quadros. Coordenado pelo Prof. Esp. Ronan Fernandes de Arruda e a Coordenadora de Área Matemática Jane Dark Chaves Faustino, no ano de 2011 no segundo semestre letivo. Com das Coordenadores Pedagógicas.
Objetivo Geral
Buscar metodologias que possam ajudar os alunos a entenderem o conceito de perímetro e área nas linguagens utilizadas por estes profissionais
Objetivo Específico
1. socializar alunos com os alunos e com o professor
2. socializar os alunos com o campo de trabalho destes profissionais;
3. acompanhar o dia-a-dia dentro de um campo de obra para que os alunos possam entender como utilizam as medidas e com quais materiais de medidas;
4. desenvolver a capacidade do aluno de medir objetos dentro destas áreas com ferramentas padrões de medidas dentro da escola;
5. desenvolver as habilidades dos alunos para apresentação de trabalhos.
Justificativa
Analisando o comportamento do alunos diante de varias explicações sobre o conteúdo programático do programa de ensino regular - referencial curricular - em como aprender o que são as medidas e como utiliza-las no dia-a-dia, encontrei algumas dificuldades nas estratégias de explicações sobre perímetro e área.
Metodologias
Nestas perspectivas, fizemos a programação da seguinte maneira
1.Agrupar os alunos com no Máximo 6(seis) componentes cada;
2. Distribuir algumas perguntas para que pudessem se orientar durante a visita;
3. comunicar aos pais sobre o projeto;4. distribuir um cronograma na sala e discutir sobre cada data apresentada;
5. No termino do projeto cada grupo irá trabalhar com os materiais pesquisados
desenvolvendo medidas dentro da escola;
6. Fazer a apresentação para todos os outros grupos;
· Medidas das áreas e perímetros de toda a sala, calculando a quantidade de tijolos
que foram ocupados para a construção da sala;
· Medir e calcular a quantidade de azulejos e pisos que foram necessários para
construir a cantina da escola;
· Demonstrar no pátio da escola como esquadrar um terreno para a construção de uma
casa, ou seja, fazer com que estes esquadros tenham 90º exatos e suas medidas de
comprimentos sejam perfeitas.
Avaliação
As avaliações serão feitas em duas etapas: 1. Os alunos irão contar as experiências que tiveram para os colegas de sala e os relatos
encontrados nas pessoas que foram entrevistadas visto que estes profissionais são de
escolaridades baixas;
2. Num segundo momento serão avaliados nas apresentações das medidas realizadas
dentro da escola;
escolaridades baixas;
2. Num segundo momento serão avaliados nas apresentações das medidas realizadas
dentro da escola;
3. Somando todas as avaliações durante o projeto deverá somar dez, destacando-se que,
se o aluno não cumprir algumas das etapas poderá perder pontos na escala de zero a
dez.
se o aluno não cumprir algumas das etapas poderá perder pontos na escala de zero a
dez.
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